FUNDAÇÃO DO DISPENSÁRIO

Nascido de ideia na Conferência de São Vicente de Paulo. Foi feita a primeira campanha de Natal no bairro São Bernardo, da qual resultou um grande estoque de alimentos.
Um dos confrades vicentinos conseguiu uma sala na residência do Sr. Júlio Lira, à rua Dr. Alves do Banho, 34, para servir de depósito dos alimentos que restaram depois da primeira distribuição aos pobres.

Desde essa data começaram a surgir muitos necessitados, pedindo auxilio e a distribuição continuou sendo feita aos sábados.
Como houve grande procura por partes desses mesmos pobres, o Sr. Horácio Coutinho deu a ideia de se fundar um dispensário.
O vigário da Paróquia, na época Pe. Otávio Dorigon concordou com a idéia e esta foi levada aos demais membros da Conferência de São Vicente de Paulo, do bairro.

Houve dúvida por parte de alguns e assentimento por parte de outros.
Por fim ficou decidido que seria fundado um dispensário.
O problema seguinte foi: Qual o nome que seria dado? Dispensário de São Vicente de Paulo? Ou de São Francisco de Assis? Ou Imaculada? A questão foi levada ao presidente do Conselho Central da Sociedade de São Vicente de Paulo. Ficou decidido pelo nome de Imaculada e em 18 de novembro de 1962 foi solenemente inaugurado sendo que a fita de inauguração foi cortada pelo Revmo. Pe. Vitório Cardume.

Continuou assim em funcionamento sob a direção da mesma diretoria da Conferência Imaculada, com a colaboração do povo do bairro que mandava alimentos, roupas e medicamentos, o Pe. Otávio Dorigon pediu inscrição na Cáritas Arquidiocesana, em nome da Sociedade Beneficente Amigos do Bairro São Bernardo, solicitando alimentos, os quais passaram a vir em nome da mesma Sociedade Beneficente, uma vez que o dispensário ainda não possuía nenhuma documentação.
Os donos da residência cederam então mais um cômodo para serem armazenados estes alimentos.
A diretoria começou então a solicitar medicamentos aos Srs. médicos e aos laboratórios, conseguindo inclusive um enfermeiro e um farmacêutico para atender aos doentes.

Em 24 de julho de 1964, contratou o Dr. Almir Pinheiro Martins, médico que atendia na Sociedade Beneficente Amigos do Bairro, e inaugurou o seu ambulatório médico, atendendo uma vez por semana.
Em oito de novembro de 1964, houve a primeira eleição por Assembleia Geral, sendo eleitos os Srs :

Presidente – Horácio Coutinho dos Santos,
Vice-Presidente: Renato Marques,
1º Secretario: Marcos Antonio Rocha,
2º Secretário: Sebastião Henrique da Rocha,
1º Tesoureiro: Oswaldo Marques,
2º Tesoureiro: Nilson Nepomuceno.

Conselheiros: Srs :

José Cesário,
Marcos Míssio,
Euclydes Dorigatti,
e José Benedito Chiavoloni,
sendo que esta diretoria elegeu mais tarde o 5º Conselheiro na pessoa do Sr. José Ferreira Filho. Em 18 de novembro de 1964, a prefeitura cedeu o 1º telefone.

Em 26 de fevereiro de 1965 recebeu a certidão de personalidade jurídica passando a ter os seguintes regulamentos, conforme os estatutos elaborados pelos Srs. Horácio Coutinho dos Santos, Sebastião Henrique da Rocha e a supervisora do Serviço Social do Estado, Dna. Maria Aparecida Shaib: “ O Dispensário Imaculada é uma sociedade civil de direito privado, caráter paroquial e apolítico, sem fins lucrativos, indeterminada e tem por finalidade organizar serviços de assistência dispensarial, manter quando possível um ambulatório médico e desenvolver outras formas de assistência compatível com o estatuto que rege a entidade.

O dispensário é mantido pela contribuição da comunidade, donativos, rendas de festivais, quermesses, etc...
Em Novembro de 1971 foi criado nas dependências do Dispensário o Grêmio Recreativo Imaculada espaço onde começou a cancha de bocha, jogos de dama, xadrez e ping-pong.

A partir 1975, os Dispensário Imaculada ganhou novas construções, como estações adequadas para a realização de eventos que acontecem até hoje, para promover a convivência social e arrecadar fundos a partir a aplicação na melhoria do próprio dispensário, atendendo as necessidades do seu trabalho social.