• Cônego
    Antonio Teixeira Filho

O Pároco atual da Paróquia da Imaculada é o Cônego Antonio Teixeira Filho.
Ele tem 77 anos, nasceu no dia 29 de setembro de 1935 na cidade de Pirassununga - SP. Quando ingressou no seminário, cursava o antigo Grupo Escolar, depois ginásio colegial (1ª. e 8ª.), No Seminário Arquidiocesano de Campinas.
Em São Paulo no Seminário Central do Ipiranga (Filosofia e Teologia). Na PUC - Campinas, Estudos Sociais. Cônego Teixeira, foi ordenado no dia 08 de Julho de 1962, na Catedral Metropolitana de Campinas, por Dom Aniger Francisco Mellilo. Iniciou seu ministério Presbiteral como Vigário Substituto da Paróquia Santo Antonio de Itapira, professor no Seminário Arquidiocesano de Campinas e trabalhou por muitos anos na Cáritas Arquidiocesana.
No ano de 1964 Cônego Teixeira, foi nomeado pároco de nossa Paróquia, na qual permanece até os dias atuais. Além disso, é Administrador Paroquial da Paróquia do Bom Pastor e Capelão do Hospital Celso Pierrô da PUC - Campinas. No dia 1º de Julho de 1999, Padre Teixeira foi nomeado Cônego por D. Gilberto P. Lopes, no Cabido Metropolitano, participa da Comissão de aprovação de plantas dos futuros Templos da Arquidiocese. São mais de 40 anos dedicados à Comunidade Paroquial da Imaculada do bairro do São Bernardo.

• Monsenhor
    Otávio Dorigon

Monsenhor Otávio Dorigon nasceu em Valinhos (SP), em 23 de abril de 1927. Foram seus pais Pedro Dorigon e Ernestina Baptistini Dorigon Terminou seus estudos no Seminário da Imaculada, em Campinas (SP), em 1946.
No Seminário Central do Ipiranga, em São Paulo (SP), fez seus estudos de Filosofia e na Faculdade Nossa Senhora da Assunção, também em São Paulo, cursou e concluiu a Teologia. Foi ordenado sacerdote em Valinhos, no dia 28 de março de 1954, por Dom Paulo de Tarso Campos, naquela época Arcebispo Metropolitano de Campinas.
Exerceu o ministério presbiteral em várias paróquias. Entre 1954 e 1958 atuou como coadjutor da Paróquia Nossa Senhora do Belém, em Descalvado (SP).
Do segundo semestre de 1958 ao começo de 1959, foi coadjutor da Paróquia Nossa Senhora das Dores, hoje Catedral, em Limeira (SP). De 1959 ao início de 1964, atuou como pároco da Imaculada, em Campinas. Ainda em 1964, foi nomeado pároco do Bom Jesus dos Aflitos, em Pirassununga (SP), onde está há 38 anos.
Em 1967, a convite de Dom Paulo de Tarso Campos, fez o Curso Superior de Catequese do Instituto Catequético Latino Americano - ICLA, na Universidade Católica do Chile.
No início de 1970 participou da comissão pró-instalação da Diocese de Limeira, desmembrada da Arquidiocese de Campinas e da Diocese de Piracicaba (SP), criada no dia 29 de abril de 1976, pela Bula Pontifícia "DE SUPERNA", do Papa Paulo VI e instalada no dia 25 de junho do mesmo ano pelo então Núncio Apostólico no Brasil, Dom Carmine Rocco, na Catedral Nossa Senhora das Dores, em Limeira. A ele coube fazer o discurso gratulatório sobre o acontecimento. Desde a instalação da Diocese de Limeira, foi constituído vigário geral, sendo braço direito dos bispos que nela atuaram. Com a nomeação de Dom Ercílio Turco para a Diocese de Osasco (SP), foi eleito, no dia 02 de julho de 2002, pelo Colégio de Consultores, Administrador Diocesano, cargo que ocupará até a nomeação de um novo Bispo para a Diocese de Limeira.
  • Padre
    Glauco do Prado Nogueira

Nasceu a 02 de novembro 1922, em Andradas, MG, filho de Orlando dos Reis Nogueira e de Maria do Prado Nogueira. Freqüentou os bancos escolares em sua terra natal, vindo posteriormente para a cidade de Mogi Mirim, Diocese de Campinas. Entrou para o Seminário Menor em 1938 até 1941. Freqüentou o Curso de Filosofia e Teologia no Seminário Central do Ipiranga, em São Paulo, de 1943 a 1949. Foi ordenado Sacerdote por Dom Paulo de Tarso Campos, terceiro Bispo Diocesano de Campinas, em 04 de dezembro de 1949. Foi nomeado sucessivamente Vigário Cooperador da Paróquia Nossa Senhora do Amparo, em Amparo, 1950; da Paróquia Nossa Senhora da Penha, em Itapira, 1951; São José de Mogi Mirim e, posteriormente, Pároco de Elias Fausto, em 1952, e Artur Nogueira. Tendo sido instituída, em 1954, a Paróquia da Imaculada do Bairro São Bernardo, em Campinas, foi nomeado seu primeiro Pároco. Em 1955, por sua iniciativa, foi criada a primeira Associação de Bairro de Campinas A Sociedade Beneficente Amigos do Bairro São Bernardo. Em 1959, foi destacado para lecionar no Seminário Central de Filosofia em Aparecida do Norte: Metafísica, Psicologia Experimental e Sociologia. De 1962 a 1963, freqüentou em Roma a Universidade Internacional de Estudos Sociais. Retornando ao Brasil, continuou o magistério no Seminário de Filosofia e colaborou na fundação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, em São José do Rio Pardo, da qual foi Diretor e simultaneamente lecionou em Franca e Pirassununga. Em 1973, Dom Antônio Maria Alves de Siqueira, considerando a doutrina, piedade, zelo apostólico e demais dotes e qualidades que se requerem para exercer devidamente a cura de almas, nomeou-o Pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo, no Bairro Chácara da Barra, fundada em 1964, onde trabalhou até sua morte. Dotado de espírito empreendedor, diante de uma Comunidade nova, tomou todas as providências para a construção da Igreja Matriz. A partir de 1974, passou a lecionar Doutrina Social da Igreja nos diversos cursos da PUC-Campinas. Por esse mesmo período exerceu o cargo de Defensor do Vínculo no Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Campinas. Combalida sua saúde em virtude de um assalto à mão armada, em 1988, veio a falecer subitamente aos 20 de abril de 1990. A atual Igreja Matriz é fruto de seu dinamismo arrojado.